contato@epc.pe.gov.br(81) 3183.7300 facebooktwitterinstagramyoutube

Agosto Indígena ganha programação especial na TV Pernambuco

publicado em:10/08/21 6:16 PM Comunicação Pública

Nove de agosto é o Dia internacional dos Povos Indígenas, e durante todo semana até o domingo (15), a TV Pernambuco colocará no ar, depoimentos, clipes e produções audivisuais feitas pelos povos originários. A campanha – criada em parceria com a Frei Caneca FM -, tem consultoria da liderança do povo Pankararu, Cris Julião.

A iniciativa firma o papel das emissoras públicas como veículos de difusão de informação e pluralidade de vozes. A coprodução reúne vozes de representantes indígenas de etnias pernambucanas, como Dorinha, cacique do povo Pankará, Socorro Jucá, da etnia Kapinawá e Valdemir, cacique do povo Pipipã, abordando o processo de demarcação de suas aldeias, projetos realizados para melhorar a qualidade de vida da população sem prejudicar a natureza e mantendo viva a sua cultura.

Na TV Pernambuco, durante os intervalos, o SOMzeira terá o protagonismo de artistas indígenas, que trazem em suas letras a realidade e lutas de seus povos. A seleta apresenta videoclipes de Kaê Guajajara, Wescritor, Ivan Greg e Gean Ramos, Arandu Arakuaa e Kunumi MC.

Além de música, o audiovisual também é contemplado, com transmissão de  curta-metragens produzidos por diretores indígenas, a partir das 19h30. Entre as obras que serão exibidas no horário, estão “O Som dos Pés”, direção de Thul’sê Audiovisual, que faz um paralelo entre a agricultura orgânica, a relação com a terra e a visão indígena sobre isolamento social dentro da comunidade tradicional em Águas Belas, interior de Pernambuco.

“Nossa Alma Não Tem Cor”, direção de Graciela Guarani e Alexandre Pankararu, aborda o racismo enfrentado pelos povos indígenas através do depoimento de grandes nomes de lideranças do país. Já “Txhleka Fale Comigo”, direção de Elvis Ferreira de Sá e Hugo Fulni-ô, fala sobre conectividade nativa dos povos indígenas com as árvores sagradas (confira programação completa no fim do texto).

Na Frei Caneca FM, de hora em hora, os ouvintes poderão conferir uma seleção musical dedicada à produção autoral de artistas indígenas. Na segunda-feira, 09 de agosto, às 11h, o Programa BR-101.5, apresentado por Gabriele Alves, tem a participação do Brô MC’s, primeiro grupo de rap indígena do Brasil, formado por jovens das etnias Guarani e Kaiowá.

Já no Salada Pop, apresentado por Nice Lima, às 15h, será veiculada uma edição do Copiô Parente, podcast do Instituto Socioambiental (ISA), o primeiro feito para Povos da Floresta no Brasil, com apresentação de Cristian Wari’u e Ester Cezar. A faixa de entrevista especial abordará os eventos que antecederam a Cúpula do Clima e como o movimento indígena tem se articulado contra as políticas de desmonte.

Agosto Indígena 2021 – Com a temática “Nossa história não começa em 1988”, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) organiza o Acampamento Pela Vida presencial, entre os dias 22 e 28 de agosto, dando início à campanha de conscientização do Agosto Indígena, através da ocupação dos espaços públicos.

Programação de Curtas:
De segunda a sexta, às 19h30
09/08
O som dos Pés – Direção: Thul’sê Audiovisual
KUNHAGUE- Universo de um novo mundo. Direção: Graciela Guarani
10/08
Ethxô Nandudya. Direção: Coletivo Thul’sê Audiovisual
Mãos de Barro, 2018 – Direção: Graciela Guarani e Alexandre Pankararu
11/08
Nossa Alma não tem Cor. 2019 Direção: Graciela Guarani e Alexandre Pankararu
Voz das Mulheres Indígenas. 2020.Direção: Glicéria Tupinambá e Cristiane Pankararu
12/08
Opara Morada de Nossos Ancestrais. 2019. 20’ Direção: Graciela Guarani
Txhleka Fale Comig.o 2021. Direção: Elvis Ferreira de Sá e Hugo Fulni-ô
13/08
Xukurú Ororubá.2008. Direção: Marcília Barros
Tempo Circular. Direção: Graciela Guarani

Para ver e ouvir

O sinal digital da TV Pernambuco é: em Recife, 46.1; em Caruaru, 12.1; e em Petrolina, 13.1. Parte do conteúdo da emissora também está disponibilizado no canal do Youtube youtube.com/tvpernambuco.

A rádio Frei Caneca pode ser ouvida na frequência 101.5 FM, com alcance, além do Recife, em Olinda, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Moreno, Bonança, Itapissuma, Paulista, Abreu e Lima, Itamaracá, Goiana e Igarassu. A programação também está disponível no site www.freicanecafm.org e pode ser acessada por meio de aplicativos de rádio, como o Radio Garden.



Post Tags