contato@epc.pe.gov.br(81) 3183.7300 facebooktwitterinstagramyoutube

Antropóloga Pankararu fala sobre luta e resistência dos povos indígenas no Trilhas da Democracia

publicado em:20/08/20 4:31 PM Trilhas da Democracia

O Trilhas da Democracia deste domingo (23) convidou os antropólogos Cristiane Julião Pankararu e Estevão Palitot para entender a luta indígena dos povos originários brasileiros. A pandemia afetou ainda mais a vulnerabilidade dos grupos e, aqui em Pernambuco, os Pankararu têm sofrido ameaças de morte. O programa, apresentado por Marco Mondaini, vai ao ar às 19h.

Historicamente, os povos indígenas são expostos à insegurança e instabilidade desde a implementação de instalações como usinas hidrelétricas e barragens – feita sempre sob o discurso do progresso – até os conflitos em defesa dos seus territórios, pagos muitas vezes com suas próprias vidas.

Recentemente, em Pernambuco, os Pankararu têm sofrido com diversas ameaças. O clima de medo se alastrou pela região assim que uma lista com nomes daqueles “marcados pra morrer” foi colocada no seu território. É justamente por meio de uma organização própria que os povos indígenas buscam formas de sobreviver. Sob essa ótica, o Trilhas discute a questão indígena procurando compreendê-la, sobretudo, como um campo de resistência e não apenas de conflitos.

Trilhas da Democracia
Domingo, às 19h
Sinal Digital da TVPE: Recife e Região Metropolitana: 46.1 | Caruaru: 12.1 | Petrolina: 13.1

Povo Pankararu, em Pernambuco, sofre ameaças com listas de nomes "marcados para morrer" (Foto: Paulo Pereira)


Post Tags