contato@epc.pe.gov.br(81) 3183.7300 facebooktwitterinstagramyoutube

Boaventura de Sousa Santos participa do Trilhas da Democracia

publicado em:17/12/19 3:11 PM Trilhas da Democracia

O Trilhas da Democracia desta terça (17) conversa com Boaventura de Sousa Santos, sociólogo, jurista e professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Com o lançamento do livro “O Fim do Império Cognitivo: a Afirmação das Epistemologias do Sul”, o sociólogo apresenta uma coleção de conhecimentos oriundos da experiências de seu contato com povos marginalizados que resistem ativamente ao capitalismo, ao colonialismo e ao patriarcalismo, sendo as Epistemologias do Sul representações de formas de saberes que são geralmente desacreditados, apagados e ignorados pelas culturas dominantes do Norte global. Debatem também, sobre o papel do intelectual de retaguarda na sociedade, mais especificamente no cenário periférico, além de novas estratégias alternativas de mobilização política e ativismo, de modo que se forneça aos grupos sociais oprimidos os meios pelos quais representariam o mundo nos seus próprios termos.

 

O sociólogo Boaventura de Sousa Santos veio ao Brasil para lançamento de livro e participou do Trilhas da Democracia. (Foto: Moema França/Divulgação)

Com coordenação e apresentação do historiador e professor da UFPE, Marco Mondaini, o Trilhas da Democracia promove entrevistas e debates semanais, que são exibidas pela TVPE sempre às terças, às 21h, com reapresentação aos domingos, às 19h. Para assistir o programa deve-se acessar os canais digitais 46.1, em Recife e Região Metropolitana, 12.1, em Caruaru, e 13.1, em Petrolina.

Ele é reproduzido também no canal do programa no YouTube (Trilhas da Democracia).

Para mais informações, acompanhe as redes sociais do Trilhas da Democracia: Instagram: @trilhasdademocracia; Twitter: @t_democracias. No Facebook, basta buscar pela página “Trilhas da Democracia”. 



Post Tags