contato@epc.pe.gov.br(81) 3183.7300 facebooktwitterinstagramyoutube

Boletim Covid-19 PE - 11/06

publicado em:12/06/20 10:43 AM CoronavírusSaúde

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta quinta-feira (11.06), 1.059 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados hoje, 271 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 788 como leves. Agora, Pernambuco totaliza 42.994 casos já confirmados, sendo 16.557 graves e 26.437 leves. Além disso, o boletim registra 25.794 pessoas curadas da Covid-19 no Estado. Desse total, 6.996 são de casos graves e 18.798 casos leves. Os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 166 municípios pernambucanos (tabela 1), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

Também foram confirmados laboratorialmente 102 óbitos (sendo 43 do sexo feminino e 59 do sexo masculino). Os novos óbitos confirmados são de pessoas residentes nos municípios de Afrânio (1), Água Preta (1), Aliança (1), Arcoverde (1), Barreiros (3), Cabo de Santo Agostinho (4), Camaragibe (2), Carpina (1), Caruaru (3), Gameleira (1), Garanhuns (2), Glória do Goitá (1), Ipojuca (5), Jaboatão dos Guararapes (7), João Alfredo (1), Lagoa do Itaenga (1), Lajedo (1), Moreno (1), Olinda (1), Palmares (1), Paulista (2), Primavera (2), Recife (41), Ribeirão (1), Rio Formoso (2), São Bento do Una (1), Timbaúba (1), Vitória de Santo Antão (13). Com isso, o Estado totaliza 3.633 mortes pela doença. Do total, 70 óbitos (69%) ocorreram entre o dia 15 de abril e 07 de junho e 32 (31%) ocorreram desde a última segunda-feira (08.06). Os pacientes tinham idades entre 21 e 99 anos, além de um recém-nascido, sexo feminino, de um mês de vida.
 
Dos 102 pacientes que vieram a óbito, 24 apresentavam comorbidades confirmadas: doença respiratória crônica (5), doenças cardíacas ou vasculares (16), diabetes (14), obesidade (5), doença renal crônica (2) e portador de doenças cromossômicas (1) – um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Os outros pacientes estão em investigação pelos municípios. As faixas etárias são: 0 a 9 (1), 20 a 29 (2), 30 a 39 (7), 40 a 49 (5), 50 a 59 (13), 60 a 69 (22), 70 a 79 (23), 80 ou mais (29). 
 
Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 13.297 casos foram confirmados e 14.328 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde. 
 
PLANO DE CONVIVÊNCIA – Oitenta e cinco municípios do Agreste, das Matas Sul e Norte de Pernambuco não vão avançar na próxima segunda-feira (15/06), para a terceira etapa do Plano de Convivência com a Covid-19. As cidades das regiões de Saúde Palmares (III Geres), Goiana (XII Geres), Caruaru (IV Geres) e Garanhuns (V Geres) não mostraram a mesma tendência de queda no número de novos casos, como o restante do estado e apresentaram um aumento na demanda por leitos de terapia intensiva. A determinação é que esses municípios mantenham fechados o comércio de rua e atividades como salões de beleza e estética, previstos no Plano de Convivência com a Covid-19. De acordo com o governador Paulo Câmara, o Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 analisou todos os dados de saúde do estado e concluiu que as cidades da II Macrorregião de Saúde (Agreste) e das Matas Sul e Norte precisam manter as restrições por, pelo menos mais uma semana.
 
“Os dados de saúde de Pernambuco, de uma maneira geral, apontam para uma queda no número de óbitos e casos do coronavírus. Infelizmente nas regiões de Palmares, Goiana, Caruaru e Garanhuns isso não se apresenta da mesma forma. Por isso, vamos agir com a cautela necessária e manter as restrições”, explicou o governador. O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, destacou também um aumento na demanda por leitos de UTI nas quatro regiões e o papel da sociedade para a ativação das etapas do Plano de Convivência com a Covid-19.
 
“A pressão sobre o sistema de saúde que teve uma diminuição acentuada na RMR não se repetiu nessas regionais. Nosso monitoramento é diário e, por isso, precisamos manter o isolamento nesses municípios para conter a disseminação da doença. A ativação de cada etapa da reabertura depende das atitudes de cada um de nós, enquanto sociedade. O comportamento de hoje é determinante para os nossos próximos passos. Só saia de casa se for estritamente necessário, ou se estiver indo ao trabalho. Com cada um fazendo sua parte, em breve, vamos superar este momento e estar juntos novamente”, pontuou André Longo.
 
Para reforçar a prevenção, as cidades polo das quatro regionais de saúde irão receber ações das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Prevenção. As atividades serão realizadas em parceria com as prefeituras e contarão com distribuição de máscaras de proteção, cestas básicas e produtos de higiene, além de atenção para grupos vulneráveis como idosos e pessoas em situação de rua.
 
III Geres (Palmares) – 22 municípios: Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu
 
IV Geres (Caruaru) – 32 municípios: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.
 
V Geres (Garanhuns) – 21 municípios: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerinha, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.
 
XII Geres (Goiana) – 10 municípios: Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Ferrer, Timbaúba. 


Post Tags