contato@epc.pe.gov.br(81) 3183.7300 facebooktwitterinstagramyoutube

Boletim Covid-19 PE - 19/05

publicado em:20/05/20 10:35 AM CoronavírusSaúde

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta terça-feira (19.05), 1.148 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados hoje, 397 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 751 como leves. Agora, Pernambuco totaliza 21.242 casos já confirmados, sendo 10.500 graves e 10.742 leves. Dos casos graves, 1.917 evoluíram bem, receberam alta hospitalar e estão em isolamento domiciliar. Outros 3.799 estão internados, sendo 241 em UTI e 3.558 em leitos de enfermaria, tanto na rede pública quanto privada.

Além disso, o boletim de hoje registra mais 52 pacientes recuperados do novo coronavírus em Pernambuco, totalizando 3.043 pessoas curadas da Covid- 19 no Estado. Até agora, os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 148 municípios pernambucanos (tabela 1), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

Também foram confirmados laboratorialmente 101 óbitos (sendo 43 do sexo feminino e 58 do sexo masculino) de pessoas residentes nos municípios de Recife (38), Jaboatão dos Guararapes (10), Olinda (9), Paulista (9), Goiana (4), Caruaru (3), São Lourenço da Mata (3), Itapissuma (2), Moreno (2), Abreu e Lima (1), Agrestina (1), Barreiros (1), Buenos Aires (1), Cachoeirinha (1), Camaragibe (1), Camutanga (1), Chã de Alegria (1), Condado (1), Garanhuns (1), Iguaraci (1), Ipojuca (1), Maraial (1), Nazaré da Mata (1), Palmares (1), Paudalho (1), Ribeirão (1), Sirinhaém (1), Surubim (1), Vicência (1) e Vitória de Santo Antão (1). Com isso, o Estado totaliza 1.741 mortes pela Covid- 19.

As mortes ocorreram entre os dias 18.04 e 18.05 e os pacientes tinham idades entre 6 e 96 anos de idade. Dos 101 pacientes que vieram a óbito, 72 apresentavam comorbidades confirmadas: hipertensão (52), diabetes (38), doença cardiovascular (17), obesidade (9), doença renal crônica (8),tabagismo/histórico de tabagismo (8), histórico de AVC (4), câncer (4),  doença pulmonar obstrutiva crônica (4), histórico de etilismo (4), doença de Alzheimer (3), anorexia (1), asma (1), acidente vascular encefálico – AVE (1), esquizofrenia (1), doença de Parkinson (1), tuberculose (1). Dois não tinham comorbidades e os demais estão em investigação pelos municípios. As faixas etárias são: 0 a 9 (1), 30 a 39 (2), 40 a 49 (5), 50 a 59 (19), 60 a 69 (20), 70 a 79 (30), 80 ou mais (24).

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 3.929 casos foram confirmados e 2.699 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.

RESPIRADORES – O Governo de Pernambuco recebeu, na tarde desta terça-feira (26), mais 35 respiradores comprados à empresa Intermed. Os equipamentos fazem parte de um lote de 100 aparelhos adquiridos no mês de março. Os primeiros 35 foram entregues graças a uma decisão da Justiça, que determinou a busca e apreensão na empresa, localizada no Estado de São Paulo, que não entregou na data correta. Já os de hoje chegaram ao Estado dentro do prazo. No próximo mês, a empresa deverá realizar a entrega dos 30 equipamentos restantes.

Dez dos 35 respiradores recebidos hoje serão enviados ao Hospital João Murilo, em Vitória de Santão, na Zona da Mata. Outros dez vão para o Hospital Referência Covid-19 Recife, em Boa Viagem (antigo Alfa). Seis aparelhos seguirão para a UPAE de Goiana, município da Mata Norte; cinco irão para o Hospam de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú; e quatro vão para a UPAE de Garanhuns, no Agreste Meridional.

ISOLAMENTO – Um balanço dos resultados diários das pesquisas publicadas pelo instituto Inloco, feito hoje, indica que as medidas restritivas começam a apresentar resultados positivos na questão do isolamento social. Essa taxa, em Pernambuco chegou aos 49,5%, na última segunda-feira (18), um aumento de 2,5% em relação ao dia 11. No Recife esse percentual foi ainda maior, chegando aos 55,5%. Olinda vem logo depois, com 55,4%, seguida de Jaboatão dos Guararapes, com 52,2% de taxa de isolamento. Camaragibe registrou 52,5% e São Lourenço da Mata marcou 51,8%. A média de Pernambuco foi a mais alta do Brasil, de acordo com a Inloco.

ATENDE EM CASA – Pesqueira, São Caetano, Sanharó, Jurema e Bonito, fixados na IV Gerência Regional de Saúde (Geres), no Agreste, começam a ser assistidos pelo Atende em Casa nesta quarta-feira (20.05). Ao todo, as cidades possuem uma população de mais de 184 mil pessoas. Com isso, já somam 71 localidades de todas as regiões do Estado e cerca de 5,9 milhões de pernambucanos com acesso ao aplicativo, parceria entre o Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife que possibilita, de forma remota, orientações para usuários com sintomas gripais.

O Atende em Casa tem o objetivo de passar orientações para a população, seja para manter o isolamento domiciliar ou, após uma teleorientação feita por profissional de saúde, fazer a busca qualificada por um serviço de saúde mais próximo da sua casa. A ferramenta já conta com mais de 63,2 mil usuários cadastrados. Até a última segunda (18.05), foram realizadas cerca de 21,5 mil teleorientações, com mais 8,2 mil chamadas de vídeo com um profissional. Ao todo, mais de 7,3 mil pessoas foram orientadas a procurar uma unidade de saúde e mais de 12,7 mil a permanecer em isolamento domiciliar.

O aplicativo, disponível pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br e para smartphones com sistema Android, permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos façam videochamadas e orientações aos usuários. Mais de 100 profissionais de saúde foram treinados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), responsável por coordenar os atendimentos fora do Recife, para atuação no Atende em Casa, reforçando as escalas de plantão. Os profissionais recebem orientações quanto ao uso do aplicativo, protocolos clínicos da Covid-19 e fluxo de atendimento nas unidades de saúde.

Confira a lista completa das cidades beneficiadas com o Atende em Casa: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Moreno, Itapissuma, Ipojuca, Ilha de Itamaracá, Igarassu, Araçoiaba, Abreu e Lima, Chã de Alegria, Glória de Goitá, Pombos, Fernando de Noronha, Chã Grande, Vitória de Santo Antão, Goiana, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, Arcoverde, Palmares, Ouricuri, Petrolândia, Tupanatinga, Custódia, Sertânia, Araripina, Venturosa, Inajá, Jatobá, Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Triunfo, Alagoinha, Santa Cruz do Capibaribe, Águas Belas, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Capoeiras, Correntes, Canhotinho, Calçados, Iati, Jucati, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha, Escada, Lagoa dos Gatos, Primavera,  Rio Formoso, Pesqueira, São Caetano, Sanharó, Jurema e Bonito.



Post Tags