contato@epc.pe.gov.br(81) 3183.7300 facebooktwitterinstagramyoutube

Brasil Visual aborda as formas híbridas da videoarte

publicado em:28/11/19 2:17 PM CINEMACULTURA

O Brasil Visual desta quinta-feira (28) aborda as Formas Híbridas da vídeoarte na arte contemporânea brasileira. Ao longo da produção, explora as aproximações entre a videoarte, o cinema experimental, além de mostrar filmes e vídeos produzidos pelos artistas. A partir das entrevistas com artista, e críticos de diversas regiões do Brasil, percerbe-se que atualmente existe cada vez mais uma migração entre as linguagens, tanto do campo do audiovisual para artes visuais e vice-versa.

Propõem-se, a partir das entrevistas, uma reflexão sobre as fronteiras entre videoarte e cinema experimental, além investigar o que alguns estudiosos chamam de “cinema expandido” – obras audiovisuais feitas para múltiplas telas simultâneas, em espaços experimentais, e como hoje essa produção se insere na rede. 

Formas Híbridas, mostra como o cinema e o vídeo continuam se desenvolvendo fora das salas de exibição tradicionais, a experiência audiovisual colocada em situações diferenciadas, o que alguns chamam de pós-cinema. Aqui, o vídeo surge como uma mídia múltipla, capaz de se desdobrar em inúmeros formatos e em contínua transformação.

As fronteiras da videoarte e do cinema experimental são o tema do Brasil Visual (Foto: Diculgação)


Post Tags