contato@epc.pe.gov.br(81) 3183.7300 facebooktwitterinstagramyoutube

Evento online do Sebrae e Porto Digital dá dicas de como superar a incerteza econômica nos negócios criativos

publicado em:29/07/20 3:52 PM ECONOMIA

Especialistas em Economia e Empreendedorismo Criativo e Cultural se reúnem nesta sexta (31) para conversar sobre sustentabilidade econômica num encontro online transmitido pelo Sebrae e Porto Digital a partir das 17h. O evento, intitulado “DIVERSIFICAR – Como ser autossustentável em negócios criativos?”, conta com o lançamento da versão brasileira do livro “Diversificar – Múltiplas Geração de Receitas para Criadores”, do autor chileno Alex Paredes Lazo. Confira a programação completa. 

Mais de 10 milhões de criativos na América Latina enfrentam, nestes últimos meses, incertezas econômicas mediante as transformações causadas pela pandemia. O setor do mercado musical brasileiro, por exemplo, sofreu um impacto de mais de 400  milhões de reais, resultado do cancelamento de mais de 8 mil eventos, afetando uma média de 1.300 empresas do setor. Em países como o Chile, o setor musical declarou que, em média, cada artista foi obrigado a cancelar entre 6 e 8 eventos, gerando uma queda de 40% da receita destes profissionais. O fechamento de bares, restaurantes, casas de shows, salas de cinema, praças públicas, entre outros espaços que demandam o contato com públicos, são alguns dos principais motivos da preocupação generalizada da classe criativa.

Algumas iniciativas como lançamentos virtuais, conteúdo para redes sociais e resgate de material de arquivo são estratégias que o setor vem recorrendo para manter o protagonismo diante de uma ‘nova normalidade’. “O setor criativo e cultural se vê bastante impactado, mas estamos aqui para instigar formas de seguir adiante”, explica uma das organizadoras do evento, Camila Bandeira, que é fundadora da Proa Marketing Cultural, e uma das palestrantes. 

Camila Bandeira, fundadora da Proa Marketing Cultural, é uma das palestrantes do evento. (Foto: Divulgação)

Alex Paredes é parceiro da Proa e vem representando países como Chile, México e Colômbia no fortalecimento do empreendedorismo criativo na região. Ele é assessor internacional para organizações como o PNUD, BID, Ministérios de Cultura e várias universidades latino americanas e, como autor do livro DIVERSIFICAR, apresentará uma estratégia na geração de múltiplas receitas para criadores e negócios criativos e culturais.

Somam-se ao time de convidados Chico Saboya, Superintendente do Sebrae Pernambuco e presidente da Associação Nacional de Empreendimentos Inovadores e ex-presidente do Porto Digital; Guila Calheiros, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Recife; Felipe Almeida, sócio fundador da Mr. Plot – estúdio criador do Mundo Bita.

Serviço
“DIVERSIFICAR – Como ser autossustentável em negócios criativos?”
Sexta (31), das 17h às 18h30
Transmissão
YouTube Porto Digital  |  Facebook Sebrae – PE



Post Tags