contato@epc.pe.gov.br(81) 3183.7300 facebooktwitterinstagramyoutube

Entre um Café, uma Prosa recebe Felipe Calheiros, Diretor Vice-Presidente da EPC/TVPE

publicado em:7/01/20 4:14 PM Sem categoria

Perseguição à classe artística, afastamento da população da arte, enfraquecimento de editais de financiamento cultural e as dificuldades no acesso ao cinema por uma grande parcela da população são alguns dos temas abordados pelo documentarista Felipe Calheiros, Diretor Vice-Presidente da EPC/TVPE, no “Entre um Café, uma Prosa” desta quarta (08).

Diretor de seis curtas-metragens, Felipe Calheiros defende o cinema enquanto um dos caminhos possíveis para sensibilizar pessoas na busca e realização de direitos humanos. “Há uma expectativa do cinema de que as pessoas possam se expressar e falar. Só que a trajetória do cinema mostra que o controle dos meios de produção dele foi capaz de excluir muitas pessoas. Nisso, acho que a gente vê que desde que a criação do cinema, com os insumos analógicos passando pra modernização, houve uma flexibilização das possibilidades de expressão por mais pessoas. Só que isso aconteceu com altos e baixos diante do tempo e depende de qual recorte geográfico. Muita gente ficou excluída de poder se expressar através do cinema”, elabora Felipe.

Confira, na íntegra, a entrevista completa no vídeo acima.

O programa é uma parceria com a RTV Caatinga, TV Universitária ligada à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com exibição toda quarta, às 21h, e domingo, às 18h, na TVPE. Assista a TVPE: Canal 46.1, em Recife e Região Metropolitana, 12.1, em Caruaru, e 13.1, em Petrolina.



Post Tags