contato@epc.pe.gov.br(81) 3183.7300 facebooktwitterinstagramyoutube

EPC e Pró-reitoria de Extensão da UPE promovem oficina de narrativas audiovisuais à distância

publicado em:20/05/20 6:38 PM #EspeciaisEDUCAÇÂO

A Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC) em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da Universidade de Pernambuco (UPE) deu início à Oficina de Narrativas Audiovisuais ministrada pelo educador Raphael França. As aulas estão sendo feitas por videoconferência e reúnem professores e estudantes dos campi do Recife, Caruaru, Serra Talhada, Salgueiro e Petrolina da UPE.

O objetivo das aulas é aproximar os participantes da oficina das linguagens multimidiáticas e discutir métodos de produção de conteúdo audiovisual com recursos acessíveis, como a câmera do celular. O público-alvo são professores que desenvolvem ações de extensão e, a partir deste semestre, foi aberto a estudantes universitários.

 

“A oficina integrou três elementos que são fundamentais na extensão: a produção do conhecimento coordenada por professores, o envolvimento dos estudantes na elaboração dos audiovisuais e a integração com a comunidade. Isso está sendo visível em um projeto que estamos desenvolvendo para enfrentamento à pandemia, chamado de Conhecimento Solidário”, afirma o professor Luiz Alberto R. Rodrigues, Pró-reitor de Extensão e Cultura da UPE. A produção de vídeos pras redes sociais pessoais dos professores é um dos resultados das aulas. “Eles foram desafiados a popularizar o conhecimento científico e colocá-lo próximo das pessoas simples, de quem precisa de informações nesta crise”, completa. 

Confira, no vídeo ao lado, uma das produções do estudante ou confira o canal do projeto no YouTube.

Para Rejane Ferreira, professora de Saúde Pública da UPE Campus Santo Amaro, a oportunidade tem valido a pena durante o período de isolamento social. “O curso me proporcionou conhecer e manejar uma ferramenta muito necessária para ser usada nas atividades de extensão destinadas a comunicação com vários grupos da sociedade”, aponta.

Produtos audiovisuais da TVPE, como #TVPEnoAR e TVPE Escola, são exibidos aos participantes com dicas de produção e desenvolvimento de roteiro e conteúdo. “É importante fortalecer a relação entre a comunicação e universidade públicas, além de proporcionar aos professores e técnicos da UPE uma possibilidade de experimentar e desenvolver a linguagem audiovisual nas suas práticas docentes”, avalia Raphael França, educador que ministra o conteúdo.



A última modificação foi feita em:maio 26th, 2020 as 16:18


Post Tags