contato@epc.pe.gov.br(81) 3183.7300 facebooktwitterinstagramyoutube

Mais filmes da Semana do Audiovisual Negro no Curta Por Aí

publicado em:17/06/21 5:47 PM CINEMA

A Semana do Audiovisual Negro, o primeiro festival de cinema pernambucano, com recorte racial e que ocupa a programação deste mês do Curta Por Aí, na TV Pernambuco, traz às 19h, desta sexta-feira (18), mais curtas na temática negra. A apresentadora Moema França fala com Anna Andrade, produtora do evento, que explicou o porquê ainda é importante definir espaços como este, no cinema, para abordar o cotidiano da população negra.


Um dos curta-metragem, Búfala, de Tothi dos Santos, usa a dança para representar o Orixá Iansã, um filme experimental, que estará na programação do Curta Por Aí. Moema França também vai conversar com Mariane Duarte, roteirista do segundo curta desta sexta-feira (18), Anastácia Alimentada. No filme, é recriada a imagem de um quadro famoso do pintor francês Etienne Arago, que retrata a escrava Anastácia Amordaçada.

Na sequência, o Joãozinho da Goméa – O Rei do Candomblé, de Janaina Oliveira Refem, e Rodrigo Dutra. O curta Joãzinho da Goméa conta a história do babalorixá baiano João Alves de Torres Filho, narrando histórias antigas do próprio rei do candomblé. O filme apresenta Joãosinho da Goméa como narrador principal de sua história, com músicas cantadas por ele, performances provocadoras e arquivos diversos que ressaltam o quanto ele é importante para as religiões de matriz africana. A Rainha Elizabeth II disse que se o candomblé tivesse um rei, esse seria Joãosinho da Goméa.

Curta Por Aí
Sexta (18), às 19h
YouTube.com/tvpernambuco
Canais Digitais: Recife e Região Metropolitana: 46.1 | Caruaru: 13.1 | Petrolina: 12.1

 



Post Tags