contato@epc.pe.gov.br(81) 3183.7300 facebooktwitterinstagramyoutube

Mercado de São José: de tudo um pouco

publicado em:30/01/20 3:04 PM #Especiais
Por Rafael Santos
BorAlí – Coletivo de Comunicação
 
Frutas, verduras, legumes e história, muita história. Esse é o Mercado de São José. Bem localizado, no Centro do Recife, o mercado reúne de tudo um pouco e é um daqueles lugares que entram na rota de quem está visitando a Veneza brasileira.
 

Com estrutura inspirada no mercado público de Grenelle, em Paris, na França, o Mercado de São José tem uma área coberta de 3.541 metros com 545 boxes e espaço destinado exclusivamente para alimentação com o tradicional bolo de rolo – delicia tipicamente pernambucana –, coxinha, caldo de cana e muito mais. Foi a primeira estrutura pré-fabricada em ferro no Brasil exportada da Europa, no final do século XIX.

Além da área de alimentação, o mercado dispõe de local para venda de peixes, crustáceos, artesanato, raízes e ervas, literatura de cordel, artigos para cultos afro-brasileiros e até instrumentos musicais.
 
Desde a sua inauguração, o mercado passou por algumas reformas. Uma delas foi depois de um incêndio em novembro de 1989. As obras só iniciaram quatro anos depois e durou quase um ano sendo reinaugurado em março de 1990.
 
Mercado de São José
Praça Dom Vital, s/n – São José, Recife – PE, 50020-906
Segunda à Sábado  de 6h às 18h
Domingo: 6h às 12h
Entrada Gratuita
 
Como chegar
 
Não vamos aconselhar a tentar chegar de carro até o Mercado de São José. Não é que seja impossível, até dá, mas as leis da física deveriam ser contrariadas, afinal as ruas estreitas do entorno são muito movimentadas e existe um fluxo muito grande de pessoas, desta forma, é melhor estacionar o veículo nas proximidades do Cais de Santa Rita ou em ruas do entorno. Caso queira deixar seu carro em um local mais seguro, o Museu do Recife Forte das Cinco Pontas dispõe de estacionamento.
 
Já quem for de ônibus, a regra é quase a mesma. Não existem linhas que passem perto do Mercado de São José, então o melhor é descer nas ruas do entorno, como Avenida Dantas Barreto, Cais de Santa Rita, Avenida Nossa Senhora do Carmo e Avenida Martins de Barros.

A seção de Especiais do Portal EPC é destinada às contribuições da sociedade. As opiniões e informações apresentadas são de responsabilidade dos/as colaboradores/as. Para participar, enviando conteúdos de interesse público e que estejam de acordo com os valores da EPC, basta enviar sua proposta.