contato@epc.pe.gov.br(81) 3183.7300 facebooktwitterinstagramyoutube

Inauguração de galeria de arte traz exposição gratuita em homenagem ao Mestre Hélio Soares no Recife

publicado em:14/05/19 4:26 PM Artes Visuais

A Casa do Derby, novo espaço de artes plásticas no Recife, é inaugurada nesta quinta (16), às 19h, com entrada gratuita. A exposição coletiva “I Quadrado Internacional de Gravura”, com artistas locais e do México, fará uma homenagem a Hélio Soares, referência em litogravura. O local vai funcionar de segunda a sábado, das 14h às 20h.

A ideia do projeto é disponibilizar um ambiente no Recife que abrigue galeria de artes plásticas e gráficas, escola de pintura e desenho, loja para venda de obras originais, objetos de design e materiais artísticos. A Casa do Derby engloba a Galeria Quadrado, a Qubo Escola, o Café Cartum e a Qubo Loja. O horário de funcionamento da Qubo Escola é diferenciado, vai das 9h às 12h, de segunda a sábado.

A exposição de abertura tem a curadoria de Rennat Said, diretor e também um dos fundadores do Coletivo Ita-Quatiara, que pretende divulgar o ensino, a prática e a produção da litogravura. 

Mestre Helio Soares é fundador da Oficina Guaianases de Gravura e, hoje, um dos nomes também à frente do Coletivo Ita-Quatiara, que funciona do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O artista tem 55 anos de carreira inteiramente dedicada à arte da litogravura, tendo feito impressões de pernambucanos como João Câmara e Aloísio Magalhães.

O público também poderá conferir a exposição “Nova Grafika Mexicana”, feita a partir de uma seleção de artistas contemporâneos da Cidade do México (Eduardo Robledo, Jorge Noguez, Maria Luiza Estrada e Kalako), de Oaxaca (Eric Pov e José Martinez), de Guanajuato (Jainite Silvestre e El Pinche Grabador) e de Zacatecas (Alberto Ordaz). Simbologias sobre morte,  inspiradas nas gravuras de José Guadalupe Posadas e nas culturas de povos pré-hispânicos, estão presentes nas representações.

Serviço
Inauguração da Casa do Derby
Praça do Derby, 109, Derby, Recife-PE
Quinta (16), às 19h
Entrada Gratuita

Arte de Eduardo Robledo é uma das que estarão na exposição em homenagem ao Mestre Hélio Soares. (Imagem: Divulgação/Eduardo Robledo)


Post Tags