contato@epc.pe.gov.br(81) 3183.7300 facebooktwitterinstagramyoutube

Pesquisadores discutem resistência de bactérias e ineficiência de antibióticos no #TVPEnoAR

publicado em:23/04/19 5:40 PM #TVPEnoARCiência

O combate às bactérias com o uso de antibióticos tem sido uma preocupação constante de cientistas ao redor do mundo. A pesquisadora Thereza Soares, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), aposta em estudos sobre antibióticos naturais e não-convencionais que ataquem as bactérias em outros níveis. Ela e o pesquisador Petrus Santa Cruz são os convidados do #TVPEnoAR desta terça (22). Os dois falam um pouco sobre os avanços nos estudos sobre a resistência microbiana com o professor Pavão, anfitrião da semana.

“Os antibióticos não estão mais tendo os efeitos de muito tempo atrás. A questão da resistência microbiana é um problema que tem se agravado nos últimos anos por causa do uso indiscriminado de antibióticos, por causa do custo do desenvolvimento de novas drogas, as companhia farmacêuticas que trabalhavam nessa área percebem que é um investimento muito alto e nem sempre dá retorno. O que a gente tem percebido é que as companhias farmacêuticas estão abandonando esse mercado”, aponta Thereza.

Para ela, o foco do problema é o fato de que todo antibiótico que tem como alvo uma proteína, vai se tornar inefetivo em algum momento. “A proteína muda e deixa de ser inibida por esses compostos. Uma das alternativas naturais é buscar antibióticos não-convencionais, naturais, que atuam a nível da parede celular da bactéria”, resume.

No curta do dia, a obra do arquiteto Wandenkolk Tinoco é tema do documentário “Wandenkolk”, dirigido pelo arquiteto e urbanista Bruno Firmino. A entrevista completa você confere no #TVPEnoAR, que começa às 19h30, com reapresentação aos sábados, às 14h.

Thereza Soares e Petrus Santa Cruz estudam o comportamento das bactérias com o uso de antibióticos. (Foto: Divulgação TVPE)


Post Tags