contato@epc.pe.gov.br(81) 3183.7300 facebooktwitterinstagramyoutube

Resistência da Cultura Popular é o tema do Trilhas da Democracia

publicado em:13/02/20 3:43 PM Trilhas da Democracia
Marco Mondaini recebe os mestres Danilo, do Maracatu Nação Aurora Africana, e Fabinho, do Nação Estrela Brilhante. (Foto: Divulgação)

O Trilhas da Democracia da próxima terça-feira (18) debate a resistência da Cultura Popular com o Mestre Fabinho, do Maracatu Nação Estrela Brilhante, do Recife, e o Mestre Danilo, do Maracatu Nação Aurora Africana, de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana. Sincretismo religioso, as antigas cortes africanas e as inspirações dos grupos são alguns dos assuntos discutidos com Marco Mondaini. Com coordenação e apresentação do historiador e professor da UFPE, Marco Mondaini, o Trilhas da Democracia promove entrevistas e debates semanais, que são exibidas na TVPE sempre às terças, às 21h, com reapresentação aos domingos, às 19h. 

De acordo com os Mestres Danilo e Fabinho, o maracatu é uma forma que os negros escravizados encontraram para lembrar dos cortejos da nobreza dos seus países. A relação entre o ritmo e as religiões de matriz africana é indissociável e muitas vezes a manifestação cultural sofre perseguições de origem religiosa. Uma das principais reivindicações dos grupos é justamente o apoio dos governos municipal, estadual e federal para o fortalecimento do maracatu nas comunidades onde surgem. 

Assista a TVPE nos canais digitais 46.1, em Recife e Região Metropolitana, 12.1, em Caruaru, e 13.1, em Petrolina. Ele também é reproduzido no canal do programa no YouTube (Trilhas da Democracia)



A última modificação foi feita em:fevereiro 18th, 2020 as 15:53


Post Tags