contato@epc.pe.gov.br(81) 3183.7300 facebooktwitterinstagramyoutube

Trilhas da Democracia debate a desmedicalização da saúde

publicado em:7/02/20 11:46 AM Trilhas da Democracia

O Trilhas da Democracia da próxima terça (11) debate a desmedicalização da saúde com o médico Celerino Carriconde e o terapeuta quântico Wallace Lima. Com coordenação e apresentação do historiador e professor da UFPE, Marco Mondaini, o programa promove entrevistas e debates semanais, que são exibidas pela TVPE sempre às terças, às 21h, com reapresentação aos domingos, às 19h. 

Transformar situações comuns da vida cotidiana em objetos de abordagem por profissionais de saúde, utilizando medicamentos alopáticos é o que define a medicalização. Segundo os especialistas convidados por Mondaini, é necessário chamar atenção para o paradigma presente na promoção da saúde, em que se torna necessário desenvolver atitudes e ações destinadas a proporcionar uma melhor qualidade de vida aos pacientes e prevenir doenças. No entanto, o que acaba ocorrendo é o uso indiscriminado e em larga escala de medicamentos.

Como consequência, a medicina deixa de ser promotora da saúde, passando a promover a indústria farmacêutica, tornando o paciente um refém desse sistema. O médico, por sua vez, passaria a ser também um vendedor de medicamentos. Para os profissionais, terapias preventivas, alimentação saudável e políticas públicas que viabilizem hábitos saudáveis para a sociedade seriam algumas das alternativas para montar um novo modelo de promoção de saúde. 

Assista a TVPE nos canais digitais 46.1, em Recife e Região Metropolitana, 12.1, em Caruaru, e 13.1, em Petrolina.

Marco Mondaini entrevista o médico Celerino Carriconde e o terapeuta quântico Wallace Lima (Foto: Divulgação/Trilhas da Democracia)


Post Tags