contato@epc.pe.gov.br(81) 3183.7300 facebooktwitterinstagramyoutube

TVPE comemora 35 anos com grande show em Caruaru

publicado em:2/12/19 3:20 PM #TVPE35AnosCULTURA

Neste domingo (01), a TVPE comemorou seu 35ª aniversário com um grande show, direto de Caruaru. Ao longo de 5 horas de transmissão pelos canais da emissora e pela internet, a TV pública de Pernambuco levou a espectadores e internautas, apresentações de artistas e bandas de pífano de todo o estado. Ao final da festa, que teve como homenageado o Mestre João do Pife, foi exibido pela primeira vez na televisão, o filme Pipoca Moderna, do diretor pernambucano Helder Lopes.

A TVPE é uma emissora de TV pública que produz e veicula conteúdo audiovisual de interesse público para todo o estado desde 1984. Com a geradora em Caruaru, possui 60 concessões de retransmissão em todas as regiões de Pernambuco. A emissora faz parte da Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC), criada em 2011, e integra a Rede Nacional de Comunicação Pública, o Fórum Nacional de TVs e Rádios Públicas e o Fórum Nordeste de Emissoras Públicas.

“A TVPE é um patrimônio do povo pernambucano. Ao longo desses 35 anos, colocou no ar variados conteúdos, em diversos formatos, e todos voltados para a formação crítica e entretenimento das pessoas de todas as faixas etárias. A TVPE se coloca como um espaço para mostrar a voz e a cara da população pernambucana, dos artistas do interior e do grande Recife, que não têm espaço na mídia comercial e hegemônica”, ressaltou Gustavo Almeida, diretor-presidente da EPC/TVPE.

A escolha do Pífano como manifestação cultural principal no palco se relaciona à sua importância e pouca visibilidade, além da relação histórica do instrumento com a cidade de Caruaru. O Nordeste concentra a maior tradição das bandas de pífano do país, consideradas por muitos como verdadeiro patrimônio imaterial nacional. Na festa de 35 anos da TVPE se apresentaram: Mestre João do Pife e Banda Dois Irmãos, Banda Família Zé do Estado, Lucivan, Ivan Márcio, Banda Grupo Moisés, Banda de Conceição das Crioulas, Banda de Pífano Vitoriano Jovem e Banda de Panelas.

Nesse contexto, o homenageado da comemoração de 35 anos da TVPE foi o Mestre João do Pife. Artista, comerciante e artesão, João Alfredo Marques dos Santos, seu nome de batismo, nasceu em Riacho das Almas, antigo distrito de Caruaru. João do Pife costuma dizer que um mestre de pífano, para ser completo, tem que saber fazer seu instrumento. E é com esse pensamento que o artista tem como objetivo de vida partilhar sua arte. Tem colaborado na formação de várias bandas de pífano no interior de Pernambuco, como é o caso das Bandas de Pife Mirim e do Grupo Moisés, onde ensina a crianças e adultos, no Centro Social São João do Monte.

“Quero agradecer a TVPE! O aniversário é da TVPE e quem ganha o presente, sou eu. Desejo que outras emissoras façam o mesmo que a TVPE está fazendo, lembrando dos artistas populares. É valioso o trabalho dos artistas que levam alegria do povo”, afirmou Mestre João do Pife.

Apoiadores – O aniversário de 35 anos da TVPE foi uma realização da Empresa Pernambuco de Comunicação – EPC, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, teve o patrocínio da Empetur – Secretaria de Turismo de Pernambuco, e apoio da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco e da Página21.

Foram cinco horas de transmissão ao vivo pela TV e Internet do show de pífanos. Mestre João do Pife foi o homenageado do show dos 35 anos da TVPE (Fotos: Nataly Queiroz/TVPE)


Post Tags