contato@epc.pe.gov.br(81) 3183.7300 facebooktwitterinstagramyoutube

TVPE faz 35 anos com lançamento da nova programação

publicado em:25/09/19 10:32 AM programação
"Viajo porque preciso, volto porque te amo", de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, faz parte da programação do Tela PE, faixa com longas pernambucanos exibida na TVPE a partir deste mês. (Foto: divulgação)

Em comemoração aos 35 anos da TVPE, uma nova programação entra ao ar a partir desta semana. Shows, entrevistas, desenhos infantis e ainda mais filmes e curtas pernambucanos passam a ser exibidos na tela da TV pública estadual. Com os novos conteúdos de produções independentes e programas de emissoras públicas parceiras, como a RTV Caatinga, ligada à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a TVPE duplica a quantidade de conteúdo pernambucano transmitido para o Estado.

O “Mais Radical”, apresentado por Máximo Neto, no entanto, continua nas segundas-feiras, assim como o “Trilhas da Democracia”, com Marco Mondaini, permanece nas terças, sempre às 21h30. Confira:

Novos desenhos animados
Segunda a sexta, às 09h45

“Pedrinho e a Chuteira da Sorte” e “Auts” são dois novos desenhos animados infantis que incrementam a programação da TVPE. Baseado no livro do jornalista Marcelo Cavalcante, “Pedrinho e a Chuteira da Sorte” conta a história de um grupo de amigos, suas descobertas pessoais e a relação com o futebol. Já a produção “Auts” aborda o autismo na vida de uma criança. Auts é o nome do protagonista de seis anos, que está dentro do espectro autista e parte para descobrir o mundo junto com os amigos.

Séries infanto-juvenis
Segunda a sexta, às 18h

O processo de crescimento, as aventuras e as mudanças vividas pelos jovens na saída da infância (com um toque de elementos do folclore da várias regiões brasileiras) são o mote das séries da TV Brasil que serão exibidas pela TVPE na nova programação. A comédia adolescente “Lana & Carol”, realizada em Fortaleza, é a primeira a ser exibida e conta a história da relação de amizade de duas adolescentes de classes sociais distintas. Apesar de morarem na mesma rua, o acaso une as duas quando uma está procurando emprego e a outra acabou de se mudar pra um novo apartamento.

Entre um café, uma prosa, da RTV Caatinga
Toda quarta, às 21h30. Horário alternativo no domingo, às 18h

Programa de entrevistas produzido pela RTV Caatinga, com alguns dos principais nomes da produção científica, cultural e acadêmica do Sertão nordestino. Com encontros gravados em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), o programa levanta temas importantes não só para a região, mas para todo o estado: transposição do Rio São Francisco, Comunicação Pública, saúde e defesa da cultura local.

DOC.PE – Documentários Pernambucanos
Toda quinta, às 21h30. Horário alternativo no domingo, às 19h30

Quinta-feira tem a janela para a produção documental seriada do estado, com grande circulação de produtos e temas. A estreia será com “O Vento que me Visitou” série documental de três episódios, que aborda a vida de mulheres presas em Pernambuco, enquanto elas se preparam para a disputa do concurso Miss Penitenciária.

Andante – segunda temporada
Toda sexta, às 21h30. Horário alternativo no domingo, às 17h30

Na sexta-feira à noite, nada melhor do que séries de entretenimento para relaxar. A partir deste mês, a TVPE exibe a segunda temporada do programa “Andante”. O Maestro Forró sai do Recife direto para Cuba, levando os ritmos pernambucanos ao encontro da música caribenha.

Show Livre
Todo sábado, às 13h

Um sucesso da internet chega às telas pernambucanas. O “Show Livre” oferece seu palco para alguns dos mais importantes artistas do cenário independente do Brasil – inclusive pernambucanos: Igor de Carvalho, Gustavo da Lua e Devotos, entre outros. Neste sábado (27), a banda Afrocidade toca seus maiores sucessos a partir das 13h.

Afrocidade é uma das bandas da programação do Show Livre. (Foto: Divulgação/TVT)

DOC.BR – Séries Documentais Nacionais
Todo sábado, às 18h. Horário alternativo no domingo, às 18h30

Oriundas, em sua maioria, do acervo de obras licenciadas pela TV Brasil/EBC, as séries exibidas nesta janela trazem uma representação da realidade de vários espaços e cidadãos brasileiros. As cidades, a cultura, o povo, as dificuldades e alegrias em histórias reais. A série de abertura será “Habitação Social: Projetos de um Brasil”, de André Manfrim. Com entrevistas, grafismos, croquis e plantas arquitetônicas, os 13 episódios abordam a diversidade das possibilidades de ocupação humana e o uso dos espaços de moradia.

Especial #TVPE35anos
Todo sábado, às 18h30

Como parte das celebrações do aniversário da emissora, essa faixa especial vai mostrar, a cada sábado, 1 hora de grandes shows musicais em projetos gravados pela TVPE, com artistas pernambucanos e nacionais. O primeiro projeto a ser exibido é o Festival Malakoff Duos, que aconteceu em 2018 na Torre Malakoff, Centro do Recife. O evento reuniu músicos que nunca tocaram juntos no palco e rendeu encontros entre Marcos Suzano (pandeiro) e Nilsinho Amarante (trombone), Claudio Rabeca (rabeca) e Pablo Fagundes (gaita) e os pianistas Paulo Braga e Arrigo Barnabé, entre outros. O primeiro episódio tem os “duelos” entre a sanfona de Beto Hortis e a guitarra de Breno Lira, e os músicos Betto do Bandolim e João Carlos.

Tela PE
Sábado, às 20h

Todo mundo ouve falar do sucesso do cinema de Pernambuco, mas muita gente questiona onde pode ver essa produção. A TVPE vai levar ao povo pernambucano os filmes feitos no Estado, a grande maioria com incentivo do Funcultura, o Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, do Governo de Pernambuco. “Viajo porque preciso, volto porque te amo”, de Marcelo Gomes e KarimAïnouz, “Brasil S/A” e “Pacific”, de Marcelo Pedroso, “Pesado: que som é esse que vem de Pernambuco?”, de Leo Crivellare, são algumas das obras. Para a estreia, a emissora traz o premiado filme “Danado de Bom”, de Deby Brennand, sobre a vida e obra de João Silva. O músico, já falecido, é considerado um dos maiores letristas da história da música brasileira e foi eleito Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2012.

 

"Entre um café, uma prosa", da RTV Caatinga, integra a nova programação da TVPE. (Foto: Divulgação/RVT Caatinga)

Faixa Nordeste 
Domingo, às 12h30

Integrante da Rede Nordeste de TVs Públicas, a TVPE passa a dedicar uma parte da sua da programação para a veiculação de conteúdo produzido por outras emissoras nordestinas. A estreia será com o “Especial TVE”, programa produzido pela TVE Bahia com alguns dos principais shows registrados pela TV pública baiana. O primeiro a ser exibido é “João Gilberto Infinito”, com entrevistas do maestro e compositor Aderbal Duarte, a cantora Cláudia Cunha, o poeta e jornalista James Martins, além de trechos de apresentações do músico na reinauguração da Concha Acústica, em 1988, e do Teatro Castro Alves, em 1993.

Entre Vistas
Domingo, às 16h

Apresentado pelo jornalista Juca Kfouri, o “Entre Vistas” é um programa de entrevistas que aborda temas e personagens variados do Brasil e do mundo. Política, direitos humanos, cidadania, saúde, educação, cultura e esporte estão na pauta de Kfouri.

Séries Documentais Nacionais
Domingo, às 20h

Faixa de documentários nacionais sobre diversos assuntos de relevância social. Serão exibidos inicialmente filmes licenciados pela TV Brasil/EBC, da TV Câmara e da TVE Bahia. O primeiro será o documentário “Resplendor”, de Cláudia Nunes e Erico Rass, sobre a situação indígena durante a Ditadura Civil-Militar (1964-1985).

Show da Banda Eddie também está na programação do Show Livre TVT. (Foto: Divulgação/TVT)


Post Tags