contato@epc.pe.gov.br(81) 3183.7300 facebooktwitterinstagramyoutube

TVPE transmite ao vivo início da vacinação contra Covid-19 em Pernambuco

publicado em:19/01/21 12:15 AM Ciência, tecnologia e inovaçãoCoronavírus
Foto: Hélia Scheppa/SEI

A TVPE transmitiu ao vivo, nesta segunda (18), o início da vacinação contra a Covid-19 em Pernambuco que aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Médicas, no Hospital Universitário Osvaldo Cruz (HUOC), no Recife.  A primeira pessoa a ser vacinada foi a técnica de enfermagem da unidade, Perpétua Barbosa dos Santos, de 52 anos. Ela trabalha no HUOC há 30 anos e estava na linha de frente de combate à Covid-19. “Estou emocionada porque é um momento histórico e eu tenho que agradecer primeiramente a Deus por essa oportunidade. Estamos vitoriosos diante dessa situação”, disse ela. 

“Estamos dando início a um novo momento. Um momento importante, histórico, que todos estavam esperando, mas um momento que ainda

 vai precisar de muitos cuidados, muitas etapas, porque muito ainda há o que fazer. Temos que agradecer a todos que estão trabalhando desde o início dessa pandemia, a todos os profissionais de saúde.  A gente inicia a vacinação com essas 270 mil doses,  mas precisamos ter uma definição de quando receberemos do Ministério da Saúde os próximos lotes para nos planejarmos melhor.”, ressaltou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.  

Após a aplicação da primeira vacina, outros profissionais de saúde do HUOC, que estavam de plantão na unidade, foram vacinados. “É simbólico iniciarmos aqui no Hospital Osvaldo Cruz, porque está instituição é referência na ciência no enfrentamento da Covid-19 desde o início e os primeiros casos suspeitos surgiram aqui. A gente traz o nício da vacinação no plantão desses profissionais e vários outros vão ser vacinados em seguida”, explicou o secretário estadual de Saúde,  André Longo, que abriu a solenidade.

Estiveram presentes também,  a vice-governadora Luciana Santos, a primeira-dama de Pernambuco, Ana Luiza Câmara, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Lucas Ramos, a vice-prefeita do Recife, Isabela de Roldão, representando o prefeito João Campos, que cumpre quarentena, e a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. 

CHEGADA DAS PRIMEIRAS VACINAS – O lote com 270 mil doses da vacina Coronavac, produzida pela chinesa Sinovac, em parceria com o laboratório Butantan, chegou ao estado em um vôo da Latam, que pousou em solo pernambucano às 19h28 desta segunda.

As vacinas foram imediatamente distribuídas às 12 Gerências Regionais de Saúde para todo o estado. A ação de logística envolveu uma operação com cinco mil profissionais do efetivo da Secretaria de Defesa Social, incluindo servidores das Policias Militar, Civil e Científica e do Corpo de Bombeiros Militar. Inicialmente cerca de R$ 1 milhão será investido na iniciativa, envolvendo escolta, mapeamento e policiamento na escoltas, além de viaturas e insumos. 

 

Coronovac chega a Pernambuco / Foto: Hélia Scheppa/SEI

Desde a última quinta-feira (13), as operativas da SDS já estão atuando na escolta dos carregamentos de seringas e agulhas, material que será utilizado nos postos de saúde para vacinar a população de Pernambuco. Essa operação serviu de teste para a logística das doses, de modo que a entrega ocorra de forma rápida e eficiente. 

Nesta primeira etapa, como o número de doses encaminhado a Pernambuco foi menor do que o previsto, vão ser vacinados os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no enfrentamento da Covid-19 e os idosos acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) e os trabalhadores dessas instituições, e pessoas a partir de 18 anos com deficiência, que moram residências inclusivas (institucionalizadas). 

Foto: Heudes Regis/SEI


Post Tags