contato@epc.pe.gov.br(81) 3183.7300 facebooktwitterinstagramyoutube

Univerciência traz a história das vacinas na TV Pernambuco

publicado em:11/06/21 2:45 PM Ciênciaprogramação

No Univerciência deste sábado (29), a ser exibido às 12h30, na TV Pernambuco, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vão contar a história do surgimento das vacinas. O programa mostra também a descoberta do grupo de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) de um composto capaz de combater as superbactérias. Também teremos a pesquisa das composições alimentícias de chocolate e de gelado comestível, que proporcionou à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), sua terceira carta patente.

 

Sabemos hoje que as vacinas são produzidas por microorganismos conservados em laboratório, sendo atenuados ou inativados. Porém, a história da vacina começa com uma onda de varíola no século XVIII. A partir da observação de trabalhadores da agropecuária que adoeciam da varíola bovina, doença menos agressiva, foi constatado a imunidade da varíola humana. Esses conhecimentos, experimentos e descobertas, serão contados no programa por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 

No segundo episódio do Programa, o telespectador vai conhecer a descoberta que pode combater as temidas superbactérias, altamente resistentes aos antibióticos. A composição atua para evitar que a bactéria coloque para fora os antibióticos.  A partir do ácido celeno glicólico, os pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba produziram um composto com ação antibacteriana.

 

E tem mais. A Composição Alimentícia com ‘mel de cacau’ é o título da invenção que proporcionou à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia sua terceira carta patente, emitida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em fevereiro de 2021. A pesquisa trata das composições alimentícias de chocolate e de gelado comestível, a partir do chamado ‘mel de cacau’. O produto também promete ser um substituto natural do açúcar, além de ser uma esperança para a crise do agronegócio do cacau no Brasil.  

O programa Univerciência tem a participação de instituições de todos os estados nordestinos a partir da parceria entre as universidades e televisões públicas da região. A produção do conteúdo é colaborativa e a veiculação acontece em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

 

SERVIÇO:

Programa ‘Univerciência’

Todo sábado, às 12h30

TV Pernambuco

* Sinal Digital – Recife: 46.1, Caruaru: 12.1 e Petrolina: 13.1

*YouTube.com/tvpernambuco